domingo, 20 de novembro de 2022

Intraempreendedorismo e etapas do Processo Empreendedor

 

 Olá!

Vamos iniciar a aula de hoje conhecendo o que é intraempeendedorismo assistindo aos vídeos:

 


Agora que você já sabe o que é intraempreendedorismo, vamos conhecer as principais etapas do processo empreendedor:

Um empreendedor é aquele que sonha, planeja, e busca realizar esse sonho. Os empreendedores estão evoluindo e mudando seu comportamento nos últimos tempos. Mas podemos compreender o processo do empreendedor por etapas.

Um empreendedor antes de tudo identifica e avalia oportunidades. O que isso quer dizer? Implica em identificar as reais necessidades do mercado, as ações das concorrentes e avaliar qual melhor forma de atuar.

Um bom empreendedor precisa ter alguns requisitos como:

  • percepção
  • direção
  • dedicação
  • muito trabalho

Segundo Dornelas, as fases do processo empreendedor são:

  • IDENTIFICAR E AVALIAR OPORTUNIDADES (envolve: criação e abrangência de oportunidade; valores percebidos e reais da oportunidade; riscos e retornos da oportunidade;  oportunidade versus habilidades e metas pessoais; situação dos competidores)
  • DESENVOLVER O PLANO DE NEGÓCIO (envolve: O conceito de negócio; Equipe de Gestão; Mercado e Competidores; Marketing e Vendas; Estrutura e Operação; Análise estratégica; Plano Financeiro)
  • DETERMINAR E CAPTURAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS (envolve: Recursos pessoais; Recursos de amigos e parentes; Capitais de risco; Bancos; Governo)
  • GERENCIAR A EMPRESA CRIADA (envolve: Estilo de gestão; Fatores críticos de sucesso; Identificar problemas atuais e potenciais; Implementar um sistema de controle; Profissionalizar a gestão; Entrar em novos mercados.)

Mas não precisam ser executadas necessariamente nessa ordem. Cada fase tem seu aprendizado e seu desafio. O cliente pode não aceitar o produto, um ótimo funcionário pede demissão no meio de um projeto, entre outras coisas que podem surgir. Problema surgirão e precisam ser solucionados certo? É ai que o empreendedor precisa estar preparado, para qualquer eventualidade que aconteça, por isso é tão importante antes de tudo um plano de negócio e uma equipe bem preparada.

Quando uma pessoa começa a planejar ter seu próprio negócio, muitas coisas precisam ser pensadas, e analisadas. Primeiramente, ela tem o desejo de ter aquele negócio, então ela vai se preparar para começar a empreender. Sabemos também que pra isso é necessário se capacitar, e contar com a ajuda de um plano de negócio e um consultor. A partir dai o futuro empreendedor irá começar a planejar. E muitos fatores envolvem esse planejamento:

  • Plano de ação e negócio
  • Planejamento administrativo
  • Planejamento financeiro
  • Montagem da equipe
  • Distribuição de tarefas

É claro que diante dessa fase do empreendedorismo, muitas pessoas, ficam com medo, algumas recuam. Esse medo é normal, porém não devem desistir jamais no primeiro obstáculo. Muitas empresas falem antes do primeiro ano de vida, devido a falta de planejamento. E agora que você já sabe disso, use para seu crescimento e evolução. 

Esse processo consiste em organizar as etapas de criação e desenvolvimento de um negócio antes de colocá-lo em prática. O futuro empreendedor precisa ter em mente tudo que vai precisar ter para abrir sua futura empresa ou gerenciar seu projeto. Nada, jamais, deve ser feito as pressas. 

Quer saber mais sobre as etapas do processo empreendedor?  Clique aqui👈👀

Você sabia que o trabalho final desse ano será realizar um projeto intraempeendedor na escola?

Então, vamos começar? Junte sua equipe e comece a definir e planejar seu projeto intraempreendedor que será realizado na escola. 

Depois responda as questões do formulário a seguir:

Clique aqui:👈👀

Até breve!


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EDUCAÇÃO FINANCEIRA 1º BIMESTRE

1º BIMESTRE / 2024 Trabalho 1:  Pesquisa:   Conceito de dinheiro?  Relação pessoal e social com o dinheiro Função social do dinheiro Dinheir...